segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Miss Bélgica é acusada de racismo após post em rede social

Ela insiste que não é racista porque seu pai trabalha na África

POR 
A imagem polêmica no Instagram - © Instagram
RIO - A rainha de beleza belga foi acusada de racismo após postar uma foto no Instagram na qual um homem negro é retratado atrás dela num transporte público. A Miss Bélgica 2017, Romanie Schotte, 19 anos, de Bruges, publicou a imagem, que já foi excluída, dias depois de ter sido coroada no concurso. O problema foi um comentário feito pela miss no post.
Um seguidor escreveu: "Esse negro"; ao que ela respondeu: "Eu sei", seguido de um emoji de fezes.
Desde então, cresce a pressão para que ela perca o posto numa petição assinada por milhares de pessoas. Os autores da petição afirmam que aceitar Romanie como Miss Bélgica é 'tolerar racismo, ódio e intolerância em 2017'.
Eles acrescentaram: "Faremos todos os esforços para encontrar o homem da foto, a fim de encorajá-lo a apresentar uma queixa contra Romanie Schotte".
Romanie também será investigada pelo Unia, o Centro Interfederal para a Igualdade de Oportunidades.
"Abrimos uma investigação sobre este ciber-ódio. Condenamos o racismo, que é uma realidade do quotidiano e lamentamos, sobretudo, que venha desta personalidade", disse um porta-voz do Unia ao jornal "Le Soir".
O comentário polêmico - Reprodução
A miss disse à imprensa belga que tinha usado o emoji no contexto de um sorvete de chocolate, como o símbolo é interpretado na sua terra. Diante da polêmica, Romanie enviou uma declaração aos organizadores do Miss Bélgica, insistindo que ela não era "racista".
"Estou aberta a todas as culturas e pessoas", disse ela. "Meu pai trabalha principalmente na África, então como eu poderia me dar ao luxo de ser racista?" Ela também insistiu que o emoji deveria ser visto como um "sorvete de chocolate".
A estudante acrescentou: "Sinto muito se feri algumas pessoas por minha reação ao post de alguém. Quero pedir desculpas àqueles que se sentiram atacados".
Os internautas, no entanto, não perdoaram e fizeram vários comentários em outras fotos da miss com o emoji da polêmica. Diante disso, ela bloqueou comentários às imagens que publica no seu Instagram, seguido por mais de dez mil pessoas.
Em outra foto, os internautas não perdoaram e postaram vários emojis - Reprodução


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ela/gente/miss-belgica-acusada-de-racismo-apos-post-em-rede-social-20802745#ixzz4Wa2rsvtX 


Nenhum comentário:

Postar um comentário