terça-feira, 14 de junho de 2016

 14.06.2016 - 06H00 - ATUALIZADO ÀS 14.06.2016 10H09 | POR THIAGO BALTAZAR

Negra, Miss SP encoraja uso do cabelo afro em cidade do interior

Moradora de Caconde e estudante em Guaxupé, Sabrina de Paiva equilibra as atividades de seu reinado com o emprego na cidade de São José do Rio Pardo. Ela se divide entre os três municípios.

Sabrina de Paiva conquistou o Miss São Paulo (Foto: Divulgação)
Sabrina de Paiva bateu de porta em porta no comércio de Caconde, interior paulista, para comprar o vestido que seria usado no maior concurso de beleza do estado. Aos 20 anos de idade, após deixar sua cidade natal, a jovem veio para a capital realizar o sonho de ser eleita a nova Miss São Paulo, quebrando barreiras raciais por ser uma das poucas negras a vencer a competição. “Esperava ficar entre as cinco [primeiras colocadas]. Foi uma emoção muito boa. Sensação de que valeu a pena tudo o que fiz”, afirmou à Marie Claire.
Mas ao contrário do que se pode imaginar, seu reinado como miss não a isentou de continuar trabalhando duro. Sabrina, após o concurso, manteve praticamente a mesma rotina de antes, não largou o emprego para poder se sustentar, nem desfruta de muitas regalias por conta da fama repentina. “Ainda trabalho como vendedora em uma butique e faço fotografia [como modelo]”.
Sabrina se divide em três cidades para dar conta da rotina. Mora em Caconde, trabalha em São José do Rio Pardo e estuda publicidade em Guaxupé. Ela é o espelho de milhares de brasileiras que lutam para conquistar uma vida melhor, e que apostam na criatividade para bancar os sonhos. “Ia do trabalho para a faculdade todos os dias”. E foi na universidade que teve a ideia buscar financiamento para custear os gastos com o concurso.
“Fiz um ‘livro de ouro’, que é onde você escreve seus objetivos [e pede doações]. No início, comecei pelo comércio. Alguns me ajudavam com roupas, e depois passei a ir às casas”, afirmou. Sua família deu todo o apoio para não desistir. “Minha mãe me acompanhou nesse processo todo”.
Miss São Paulo usou o cabelo natural durante o concurso (Foto: Divulgação)
NEGRA
O concurso ganhou repercussão nacional por entregar a coroa a uma negra que decidiu valorizar a cultura afrodescente com um penteado black power durante a disputa. "Deixei o cabelo natural, sim, ele é parte da minha identidade. Não iria chegar lá sem meu cabelo, é parte de mim. Seria como ir sem minha perna".
A atitude de Sabrina causou impacto não somente nas redes sociais, onde viralizou e ganhou muitos elogios, mas em seu próprio município. "Na minha cidade, as pessoas estão começando a usar o cabelo solto [natural]. Em uma ocasião, uma mulher, também negra, se aproximou para lhe parabenizar. "Você está representando minha cultura. Sua vitória é a nossa vitória".
Em outra oportunidade, a Miss notou a mudança inclusive entre as crianças. "Vi duas mulheres conversando na feira, e uma delas falou para a outra quando viu a filha balançando o cabelo: 'nossa, filha o que você está fazendo?'. E a menina respondeu. 'Estou fazendo como a miss São Paulo'. Então, estou vendo essa repercussão.", afirmou.
Sua representatividade, no entanto, não se restringe somente às negras. Um de seus objetivos é exatamente mostrar que há beleza em toda a diversidade. "Semana passada, estava na minha cidade e fui nas escolas. Uma menina [branca] entregou uma cartinha e nela estava escrita que se sentia feia. Eu lhe disse que não era verdade".
Sabrina de Paiva malha diariamente para manter a forma (Foto: Divulgação)
PRÓXIMOS PASSOS
A disputa do Miss São Paulo reuniu 30 mulheres de várias cidades paulistas em uma casa de shows da capital no dia 28 de maio. A final do concurso anunciou Sabrina em primeiro lugar, a Miss Ribeirão Preto, Marina Andrade Lemos, em segundo e, em terceiro, a representante da cidade de Americana, Tayná Correia Pereira.
O próximo passo da vencedora da competição será representar o estado na etapa nacional do concurso. "Agora estou me preparando para o Miss Brasil, daqui a três meses", disse. Para estar em forma na noite da coroação, Sabrina não mede sacrifícios. "Malho todo dia, faço musculação e aeróbica (sic.). Tiro carboidratos da alimentação, e principalmente, os doces, que é o que mais gosto. Sou uma formiga", concluiu.
http://revistamarieclaire.globo.com/Famosos/noticia/2016/06/negra-miss-sp-encoraja-uso-do-cabelo-afro-em-cidade-do-interior.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário