terça-feira, 6 de setembro de 2016

Mestiça é coroada Miss Japan

Publicado em 6 de setembro de 2016, em Sociedade

Jovem mestiça treinadora de elefantes é eleita Miss Japan, reacendendo a discussão sobre japonesas "puras" como representantes no Miss Universo.


&nbspMestiça é coroada Miss Japan
Priyanka Yoshikawa sorri e segura um troféu após ganhar o título Miss Japan durante o Concurso de Beleza Miss World Japan 2016 em Tóquio no dia 5 de setembro
Uma mestiça de 22 anos, de pai indiano e mãe japonesa, foi coroada Miss Japan na segunda-feira (5).
A vitória de Priyanka Yoshikawa, que também é treinadora de elefantes, ocorre após Ariana Miyamoto ter enfrentado uma reação negativa do público em 2015 por se tornar a primeira mestiça a representar o Japão.
A mídia social acendeu após o trunfo de Miyamoto, com críticos dizendo que a Miss Universo Japão deveria ser representada por uma japonesa “pura” ao invés de uma mestiça (haafu).
As reações mistas, que se espalharam online via mídias sociais e comentários na época, reavivaram o diálogo sobre a abertura do Japão para a diversidade e seu tratamento em relação à pessoas com herança multiétnica.
“Antes de Ariana, as jovens “haafu” não podiam representar o Japão, disse Yoshikawa em uma entrevista à AFP após sua beleza exótica de Bollywood a ter levado ao título.
Yoshikawa, nascida em Tóquio, se comprometeu a continuar a luta contra o racismo no país homogêneo que é o Japão, onde crianças multirraciais formam apenas 2 por cento daquelas nascidas no país anualmente. Yoshikawa, assim como Miyamoto, sofreu preconceito por causa da cor de sua pele após ter retornado ao Japão, aos 10 anos de idade, depois de passar 3 anos em Sacramento e 1 ano na Índia.
“Somos japoneses. Sim, meu pai é indiano e as pessoas sempre me perguntam sobre minha “pureza” – sim, meu pai é indiano e tenho orgulho disso, mas isso não significa que não sou japonesa”, disse Yoshikawa.
A bela mestiça de 1,76 m, que fala japonês e inglês fluentemente, disputará o Miss Universo em Washington, nos Estados Unidos, no mês de dezembro.
http://www.portalmie.com/atualidade/noticias-do-japao/sociedade-2/2016/09/mestica-e-coroada-miss-japan/

Nenhum comentário:

Postar um comentário