Deise Nunes, a Miss Brasil negra
Deise Nunes, a Miss Brasil negra –
Para um país que passou décadas escodnendo de todas as formas o racismo praticado em todos os níveis, o concurso Miss Brasil era um símbolo exato do quando os negros estavam totalmente “fora dos planos” da sociedade brasileira.
Foi somente em 1986, 32 anos depois da realização do primeiro concurso, que a gaúcha quando DEISE NUNES FERST, que nasceu em Porto Alegre no dia 30 de março de 1968, quebrou o longuíssimo “tabu” e se tornou a primeira Miss Brasil negra.
Festejado por muitos e execrada por muitos mais, inclusive publicamente, a escolha de uma negra para representar a beleza brasileira no exterior, mais ainda, no famoso concurso “Miss Universo” foi um escândalo. E expôs, de forma inquestionável, a hipocrisia da “democracia racial” brasileira.
Filha de mãe solteira, que engravidou do sobrinho de seu patrão aos 17 anos, Deise Nunes cresceu com sua mãe, Ana Maria Nunes, na casa da família onde esta trabalhava, no bairro de Petrópolis, Porto Alegre.
Sua mãe, que lavava roupa para fora com o intuito de multiplicar seu orçamento, criou e educou a futura rainha da beleza com o essencial, mas dentro de muita dignidade, para que esta pudesse galgar níveis sociais maiores do que ela mesma havia conseguido como empregada doméstica. Deise viria a concluir seus estudos em 1985 no Colégio de Santa Inês, de Porto Alegre.
Bela e talentosa na passarela, ela iniciou uma sequência de vitórias em concursos de beleza que a levaram ao Miss Brasil e a ficar entre as finalistas do Miss Universo.
Desde o início, ainda adolescente e já vencendo concorrentes louras, morenas e ruivas, Deise conviveu com todos os matizes de racismo, mas venceu gra;cas a sua inteligência.
Empresária e apresentadora de Tv de sucesso em sua terra natal, ela segue sendo até hoje, quando o Miss Brasil completa 62 anos, a única Miss Brasil negra de toda a história.
http://focuswebnews.com/deise-nunes-a-miss-brasil-negra/
Nenhum comentário:
Postar um comentário