domingo, 3 de julho de 2016

Após perder 25 quilos, jovem disputa coroa do Miss Rio de Janeiro

Yasmin Miranda chegou a pesar 80 quilos e sofreu bullying por estar acima do peso

POR 
A reeducação alimentar foi a chave do sucesso da atual Miss Búzios - Fabio Rossi / Agência O Globo
RIO — Quando completou 22 anos, em 2014, a sergipana Yasmin Miranda não poderia imaginar o que a vida lhe reservaria nos anos seguintes. A jovem, que há dois anos pesava 80 quilos, precisou injetar altas doses de perseverança e força de vontade no cotidiano para mudar uma rotina alimentar indisciplinada e correr, literalmente, atrás de seu principal objetivo: levar uma vida mais saudável. De quebra, Yasmin emagreceu 25 quilos e conquistou, no mês passado, o título do principal concurso de beleza de Búzios, na Região dos Lagos, onde viveu até o ano passado.
Hoje com 55 quilos distribuídos em seu 1,67 metro de altura, a agora moradora da Barra conta que perdeu o controle da balança ao enfrentar um período conturbado nos estudos e na vida profissional.
— Estava trabalhando muito e ainda tinha dúvida a respeito do curso que estava fazendo na faculdade (Design de Moda). Sempre tive um corpo bonito, mas acabei me descuidando e ganhando muitos quilos extras. Comia chocolate, biscoito recheado e alimentos gordurosos em excesso. Procurei ajuda quando percebi que me cansava apenas fazendo as tarefas do dia a dia. Só de caminhar eu ficava exausta — relembra.
O próximo objetivo já está traçado: ela quer conquistar, no fim do ano, o título de Miss Rio de janeiro.
A trajetória até a conquista do título de Miss Búzios não foi fácil para a jovem. Durante o tempo em que ostentou uma silhueta fora dos padrões de beleza vigentes, Yasmin sentiu na pele o preconceito. As situações vividas por ela acabaram por atingir sua autoestima.
— Fui vítima de bullying na faculdade. Era chamada de gorda e diziam que nem se me esforçasse eu conseguiria emagrecer. Isso me afetou muito. Nessa época, nenhuma roupa me caía bem. Procurava fazer exercícios físicos no play do meu prédio porque não tinha coragem de ir a uma academia. Tinha medo de me ofenderem também naquele ambiente — revela Yasmin, dizendo que os insultos vinham tanto de homens como de mulheres.
O primeiro passo para dar a volta por cima foi procurar um personal trainer para orientá-la nos exercícios físicos. Em seguida, foi a vez de uma nutricionista, que a ajudou a pôr em prática uma reeducação alimentar. Yasmin começou a substituir alimentos gordurosos por outros mais saudáveis e a fazer refeições a cada três horas. Cortou radicalmente refrigerante e bebidas alcoólicas, ao mesmo tempo em que passou a beber mais água.
— A parte mais difícil foi ficar sem comer doces. Eles aliviavam minha ansiedade. Cheguei ao ponto de comer uma barra de chocolate escondida no banheiro — relembra.
Durante o processo de emagrecimento, por diversas vezes Yasmin se sentiu desanimada, porque os números na balança não se alteravam. Nesses momentos, uma aliada a ajudava a não desistir de alcançar o peso ideal: a fita métrica.
— Eu anotava todas as minhas medidas em um caderninho e fui percebendo que elas estavam diminuindo. As pessoas costumam prestar atenção apenas na balança, mas as medidas fazem muita diferença. O peso permanecia o mesmo, mas as roupas que não serviam antes estavam entrando. Isso me deixava mais motivada — conta.
Após um período conturbado, Yasmin chegou a pesar 80 quilos - Divulgação / Arquivo Pessoal
Yasmin hoje faz trabalhos como modelo e pensa em voltar à faculdade, que acabou trancando. Além dos pais, a Miss Búzios 2016 diz que o namorado, com quem mora na Barra, atualmente, foi seu principal incentivador ao longo da dieta.
— Nós nos conhecemos na fase em que eu estava gordinha. Ele gostou de mim do jeito que eu era, e isso melhorou a minha autoestima. A partir do momento em que acreditei em mim e me amei de verdade, senti que poderia alcançar meu objetivo — comemora ela, que perdeu 25 quilos em um ano e meio.
Yasmin explica que a vontade de se inscrever num concurso de beleza estava diretamente ligada ao desejo de disseminar a mensagem da reeducação alimentar e do emagrecimento com saúde para outras meninas. No fim do ano, a jovem volta a competir ao lado de outras beldades, desta vez pela coroa do Miss Rio de Janeiro. Com isso, pretende continuar divulgando sua nova filosofia de vida.
— Jamais iria imaginar que aquela menina que todos chamavam de gorda pudesse ganhar um concurso de beleza. Pessoas que antes me ofendiam hoje me pedem conselhos sobre emagrecimento. Isso não deixa de ser uma motivação a mais. Não pretendo parar. Vou disputar outros títulos, quem sabe não chego ao Miss Brasil — vislumbra a sergipana.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/bairros/apos-perder-25-quilos-jovem-disputa-coroa-do-miss-rio-de-janeiro-19625479#ixzz4DN1uFtlT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário